domingo, 2 de janeiro de 2022

Ano novo, vida nova... ou não

 

    Alguém em algum passado longínquo decidiu o momento da meia noite. 

    Alguém descobriu que a Terra demoraria em torno de 365 dias para girar em volta do Sol. A uma grande velocidade ao qual não sentimos devido a inercia.  

    Mas, sinceramente quem decidiu o ponto do tempo que seria a passagem de dia x para dia "x + 1" o decidiu por motivos arbitrários.

    Precisa de muita pesquisa para me entender? Necessito de cálculos ou uma lista de referencias para tratar deste assunto?  

    Não. Antes dos livros existem os sentidos. Antes das interpretações, existe o raciocínio autônomo. Então trabalharei com isso por este instante. 

    Se eu disser que o ano é um giro de um corpo celeste ao redor da estrela ao centro de um sistema solar, então o tempo relacionado ao ano de um planeta é relativo a fatores envolvendo o planeta.

    Um ano na Terra é de 365 dias. Em Marte é de 687 dias terrestres. Mas o dia 1° do ano é arbitrário.

    Se o dia 1 de janeiro é uma convenção humana, um ponto decidido em intervalos iguais de tempo (a cada 365 dias, desconsiderando anos bissextos), então os anos contados no calendário também são meras convenções.

    É tão verdade isso que, em 2022, o ano novo chinês começará no dia 1 de fevereiro (neste caso é um ano de 354 dias). Então o ano é um intervalo relativo de tempo, podendo ser considerado constante subordinada a vários fatores.  Estes fatores sendo o corpo celeste em questão, cultura, convenções arbitrarias, etc.

    Baseado nisso, posso afirmar que o tal ano novo não existe, não faz sentido e as pessoas não tem o que comemorarem.

    É mais uma cultura que demonstra nossa tendencia a forma mistica de agir. Misticismo é a forma ilógica em que encaramos ou definimos certos assuntos. As outras maneiras são chamadas de Metafisica (negativismo, raciocínio sem experimentação) e Positivismo (comprovar hipóteses por experimentações).

    Falarei mais acerca do assunto em outras oportunidades.

    Não existe ano novo. O que existem são estações, ciclos lunares, orbita solar etc.

    Paramos de comemorar épocas de colheita (que é algo lógico, mesmo que se envolva religiosidade) para comemorar coisas como carnaval (o que é isso afinal?) e ano novo, que são coisas que não nos trazem nada a comemorar em si, ilusões.

    Logo, já deu para perceber que considero uma bobagem a pessoa criar expectativas para um novo ano, sem razões para tal, sem promessa alguma. Afinal, do que adianta querer que a vida mude pela magia do ano novo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário