sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

A Natureza é você

Natureza, Animais Selvagens, Tigre De Bengala Branco

     Hoje eu estava no meu estudos sobre as varias religiões do mundo. Confesso que desta vez me vi pesquisando sobre uma classe de Dungeons & Dragons: o druida. Gostei do personagem, temática interessante, se transforma em animal... Legal. Pesquisei sobre o druidismo e a cultura celta. Queria saber mais sobre como viveram estes sacerdotes e descobri  muita coisa legal.

    Uma delas é que a maior entidade reverenciada pelos druidas é a natureza. Nossa, não me parecia novidade, já estava na descrição da classe do D&D. Mas me peguei com maior interesse no assunto. Li o dia inteiro sobre esta cultura infelizmente quase esquecida. Os druidas não gostavam de escrever sua religião. Por incrível que pareça, isso foi genial, pena que veio o Império Romano forçando outras culturas com seu cristianismo e dizimando os druidas, que conseguiram sobreviver na Irlanda que nunca foi invadida por Roma durante seu império.

    Isso fez com que pessoas resolvessem desenvolver um druidismo reconstrucionista. Muito interessante. Este amor pela natureza e pela cultura celta me cativou. Me fez pensar em como o mundo seria melhor se uma religião ligada a natureza se popularizasse nos dias atuais. Estamos em uma época em que parece que o ser humano perdeu a sacralidade com o natural, com a vida dos outros seres e as vezes com a própria vida.

    Alimentos industrializados, com uma química insalubre são vendidos em massa para toda a sociedade. Legumes e frutas intoxicados com quantidades extremas de agrotóxicos é uma moda difícil de mudar. Alimentos com altos teores de açúcar são comercializados mesmo sabendo que este açúcar vicia e causa doenças como diabetes. Matamos animais para comercializarmos todos os seus membros e órgãos e nós os tratamos como meras mercadorias industriais.

    Nos envenenamos com gases tóxicos gerados por automóveis e industrias que geram vapores nefastos. Poluímos rios e mares, jogamos lixo na terra ou queimamos. 

    O respeito para com nós mesmos e para com a Natureza não é uma pauta para o mundo atual. Este sistema viciado é protegido por ideologias que ignoram todo respeito e dignidade da Natureza. O ser humano, um ser natural criou orgulho e renunciou aquilo que não pode renunciar: a sua filiação com Ela.

    Me lembro que em 2010 eu estudava para ser um tecnólogo em telecomunicações. Um rapaz assistia televisão no patio da faculdade e era transmitido um jornal em que a pauta era os povos indígenas. Ele falou que achava que aquelas aldeias deveriam ser destruídas e que deveriam criar fazendas no lugar daquelas zonas florestais. Fiquei pasmo com a opinião do rapaz, mas eu não tinha um contra-argumento naquele instante. Parecia lógico desmatar uma mata a fim de criar gado ou plantar comida para alimentar uma população. Talvez seja, mas é moral?

    Eu pensei depois sobre o assunto e algo me incomodava. Temos este direito? Podemos destruir o que nos criou de verdade? Somos naturais e frutos de longas eras de um desenvolvimento. Este desenvolvimento foi impulsionado pelas adaptações sofridas. Somos tão especiais ao ponto de destruirmos a casa de outros seres a fim de que um indivíduo tenha a falsa sensação de posses?

    Sim. Posses são sensações falsas. Não temos nada de verdade. A posse é um sentimento social. Mas mesmo assim, mesmo que a propriedade privada seja o fim ultimo da sua existência, você se acha no direito de se achar um ser acima de todos os outros? Argumente a vontade, leitor. Deixei os comentários disponíveis a sua disposição. 

    É sabido que a influencia humana na natureza gera descontrole. Este descontrole pode acarretar na nossa extinção eventualmente. Mas por quê simplesmente continuamos? Porquê nos destruímos se somos tão acima de todos os seres? Temos alma, né isso? Ou um deus que nos perdoe estas faltas?

    Talvez devêssemos escutar aqueles antigos druidas e sua relação com a maior de todas as coisas: a Natureza, não conheço nada que esteja fora dela ou nada que não tenha surgido dela. Você é natural leitor. Não tente fugir disso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário