terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O que é opinião, fato e interpretação

Pesquisa, Comentários, Votação, Funcionário
Imagem tirada do Pixabay.com


    Vejo muitas pessoas falando que de certo nível, todas as concepções humanas são opiniões.

    Vejo também muita gente falando que o que um historiador relata através de documentação antiga é opinião dele também.

    Estas pessoas também não conseguem separar criticas aos seus textos de criticas pessoais. São as mesmas pessoas que se ofendem por qualquer tentativa de refutação. 

    Note uma coisa, leitor. As pessoas que não diferenciam crença, opinião e conhecimento tendem serem as que mais se metem em julgamentos pessoais a fim de ofender algum outro argumentador. 

    Se tudo é opinião pessoal, então não existem verdades por si mesmas (absolutas). Não existindo verdades, os fatos, que são verdades, viram meras ferramentas interpretativas.

    Lembro de quando participava de um grupo religioso aos 20 anos. Se eu discordava de algum assunto ou tentava esclarecer algum erro, já sabia o que iria ouvir : isto éa sua opinião, Ewerton! 

    Isso me fez examinar esta questão com mais naturalidade e lentamente perceber que as pessoas tem muita dificuldade de discernir o que são essas coisas. Vou ajudar.

    Vamos dar como exemplo um fato: No dia 04/01/2022 às 15:25 horas, Ewerton digitava um artigo.

    Isto é um fato, visto que esta pessoa sou eu quem estava digitando naquele minuto e a flexão do verbo digitar está correta, já que eu ainda nem tinha terminado o artigo. Fato é aquilo que acontece ou aconteceu, uma verdade, um evento.

    Porém se eu usar uma frase que possa ser verdadeira ou não de pessoa pra pessoa, estarei expressando uma opinião. Exemplo: Ewerton é feio, ele deve assustar criancinha na rua.

    Note que "feio" é adjetivo. O emissor da frase dá uma característica ao sujeito que pode ser real para uns e outros não (assim espero). A opinião tem esta característica de envolver atribuições que nem todas as pessoas concordariam.

    E interpretação? O que é?

    Interpretar é entender o sentido de algo ou dar sentido a algo. Isto pode acontecer com fatos, opiniões, ambiguidades, mensagens no geral...

    Um exemplo de interpretação: Ewerton escreveu aquele artigo para convencer as pessoas de que nem tudo é opinião. 

    Note que acima a pessoa sentiu a motivação da mensagem, ou mesmo uma mensagem geral por traz do texto inteiro. Isto é interpretar: por traz desta imensidão de palavras há uma mensagem e o bom interpretador recebe esta com o mínimo de duvidas possíveis sobre o conteúdo da mensagem. Ao não ser que se usem muitas figuras de linguagem.

    O que é subjetividade? O que vem do sujeito. A linguagem opinativa é subjetiva. As interpretações que diferem de pessoa para pessoa são subjetivas. Uma visão mais "interna" das coisas.

    E objetividade? O contrario de subjetividade. Quando você olha um objeto, você opina? Quando você vê uma caneta vermelha, você acha que aquela cor foi uma opinião? O fato de ser uma caneta e de ser vermelha não tem relação com seu interior. Você não interpreta o vermelho. Você não interpreta a caneta.

    Se eu adquiro dados de uma pesquisa, eu posso interpretar as motivações daqueles dados, os porquês dos resultados, mas não os dados em si.

    SACOU? Um texto objetivo é um texto privado de opinião (isso existe, seu bocó).

    Espero ter ajudado de alguma forma. Não tenho um pingo de esperança de que aquelas pessoas relatadas nos primeiros parágrafos mudem. 

    Mas espero que alguém aprenda algo com este texto.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário