terça-feira, 17 de outubro de 2017

A importância de uma Bíblia de estudos

Nos dias atuais, vejo pessoas em varias áreas publicas, assim como em veículos públicos, usando de seu "estudo" bíblico, seja para vender, seja para informar sobre sua religião, seja para pedir, ou por mera demonstração de conhecimento. Tais pessoas costumam ter uma atitude aparentemente gratuita acerca de sua pregação, porem existe sempre um valor cobrado.
Falo valor, pois seu sentido é abrangente. Muitos usam da religiosidade alheia para se induzir uma boa impressão.
Quantos decoram versículos para demonstrar conhecimento que se sabe que se dá valor em determinada cultura em que a bíblia se edifica como livro criador e influenciante de moral?
Quantos falam acerca das coisas "profetizadas" ou simplesmente profetizam livremente e sem nenhum ônus para com o respeito ou pudor com quem vira sua atenção em outro foco.
Quantos vendem doces e mandam uma mensagem decorada ou fazem longos discursos para serem vistos como crentes ou salmistas cantadores de praças publicas históricos.
O cansaço impera no povo e muitos demonstram desprezo em seu olhar. Mas o cidadão é mudo, já o conheci assim. Até por que se tem medo de Deus, ou respeito, quem sabe...
Daí comprei uma bíblia para mim. Era uma bíblia de estudos, católica. Escolhi assim por ser mais completa em minha opinião e preferir a doutrina católica por ser mais rica. Nada que me prenda a coisa alguma. Não há relação que me prive a liberdade, seja com padres, família ou amigos.
O estudo da bíblia é sim importante. A razão principal é ver como foi o contexto de sua construção.
Dentre belos diálogos e guerras trágicas, privilégios de um povo fraco em sua relação com uma divindade que lutava para ser unica, há uma mensagem que só é compreendida com muito estudo.
Vale a pena estudar mas, ler sem estudar gera loucura e uma teologia fraca e que precisa do maravilhoso para se livrar do extermínio provindo alguma mente em que ressoe o estudo e o bom senso.
O povo de Israel precisava ver-se abençoado para recuperar suas forças e ver nascer novas esperanças em seu Deus. Hoje aquele povo se foi, mas resta você que busca conhecimento. Sim! Coma do fruto proibido do conhecimento! Pois você não precisa mais de um catecismo que acha que o conhecimento corrompe o homem. Aquilo já se foi, pois era apenas ponto de vista de uma época em que tudo precisava ser explicado por "Deus das lacunas". Mas isto não exclui a divindade de uma possível realidade hoje e de uma eternidade firme.
Muitos pregam e não leem, outros leem e não estudam, outros estudam e não transformam suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário