segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Certo, o Errado e a Culpa

                Reparo nas pessoas que aparentemente não conseguem examinarem-se e me parece que não comportam em suas cabeças algum conselho ou algum comentário sobre seu proceder.
Todo homem “comum” tem dentro de si um sentimento que é sentido quando comete algo que sua consciência reprova.
Note que um animal não mata por prazer, eu acredito, mas, se o leão não estiver com fome, não irá à cassa. Não vivo com leões, mas suponho que assim seja.
Acredito (sim, tenho fé nisso, mas não sei dizer se é verdade, leitor) que alguns animais sintam culpa.
Mas como o leão cassa sentindo culpa? Não pararia? Acredito que tenha uma desculpa para não sentir: a fome. Sem fome ele não cassa. Mas também não suponho que o leão tenha noção do errado, mas será que não havendo em seu imo a noção de errado... Também não teria a noção de certo?
Existe uma coisa estranha no senso comum!
A coisa parece provar a sua inversa!
Mas a tese prova a antítese?
Lembro dos que se ofendem quando digo que não existe diabo. Dizem:
- Então você não acredita em Deus, Ewerton!
Como se no dia que alguém provasse a existência de um Criador Universal, fosse provada também a do Destruidor Universal.
A mais simples lógica parece fugir de alguns.
Então o leão ou o ignorante pode ter noção de certo sem ter noção do errado? Uso o leão apenas como exemplo.
O certo pode ser apenas o errado embelezado. O falso também pode ser o verdadeiro numa forma que uns considerarão sem beleza. Verdadeiro e falso são inversas, mas certo e errado podem ser ilusões e também falsa moral. Alguns certos têm certas ilusões.
                Mas e o leão? Por incrível que pareça é mais fácil falar de homens. O desconhecido confunde (não digo desconhecido da ciência, mas de mim mesmo e por isso usei o verbo acreditar, pois acredito em uma racionalidade animal, mesmo que em nível inferior ao seu, leitor).
                Mas, o certo e errado são valores! Valores desprezados com o tempo, e adulterados com o passar dos anos. Alguns são mantidos e outros modificados pelo falso, o verdadeiro, o lógico, o emocional e pela fé.
                Estas mudanças de certo e errado são também individuais, pois como havia dito em outros textos: há em cada um uma moral individual. O individuo que presencia isto pode se confundir facilmente em opiniões alheias. O individuo, acredito novamente eu, deveria ter uma opinião própria, mas copiamos tanto que eu nem sei se realmente dá para se livrar da “cultura”.
                Sim! Copiamos o certo e o errado, somos plagiadores em nossos valores, e isso é normal, mas às vezes inconsciente enquanto alguém não te disser que nem tudo que é certo é em toda a ocasião que poderia ser.

                E aqueles que não levam conselhos, ou dizem que “ se conselho fosse bom se vendia”, nada mais são que pessoas inflexíveis diante da culpa, ou que sentem meso de sentir este “desagradável sentimento”. Pois a cultura os dizem tanto que estão errados, que podem chocar-se. 

Um comentário:

  1. Focando literalmente na questão dos animais, realmente é difícil dizer se algum tem culpa. Ao conviver com pessoas, os animais se tornam um pouco diferentes sem dúvida, e eles possuem um diencéfalo (nós temos o telencéfalo em adicional), o que os permitem usar processos mentais inferiores, como a memória. Talvez seja possível que um animal sinta culpa ao decifrar uma situação e perceber que não está de acordo com o que normalmente acontece, não sei.
    Enfim, eu sei onde você queria chegar xD Eu sei que muitas pessoas sustentam essa visão tradicional cristã porque desde crianças foram educadas de tal modo, porém acho que vale citar um filósofo que poderia apoiar a causa, falo do Heráclito de Éfeso. Provavelmente você o viu no Mundo de Sofia, ele defende que as coisas existem por conta de seus contrastes, e eu não posso discordar dele, mas ao imaginar que existe um castigo eterno pela parte de quem mais deveria me amar eu não enxergo algo congruente.
    Existem problemas associados à noção de céu como a religião cristã o enxerga, vou expor abaixo uma mensagem que mandei a uma pessoa:

    "Realmente eu não acredito no inferno porque eu adoto uma concepção mais próxima do espiritismo de como pensaria Deus xD Mas também me sustento em outros 2 argumentos, um relacionado a essa vida, e o outro a vida nos céus. O primeiro é simplesmente o fato de que as pessoas não nascem na mesma condição, uns nascem a postos da igreja, por exemplo, enquanto outros nascem em uma cultura em que adorar Ganesha ou Amithaba é o correto, sendo ridicularizados os que não pensam de forma parecida. Essa ridicularização deixa a margem da sociedade aqueles que não seguem o padrão, e por causa disso existem tantas consistências nas culturas, por exemplo, 90% dos Indianos são da religião Hindu, boa parte dos Japoneses são Xíntoístas e Buddhistas, no Ilsã predomina formetemente o islamismo, e etc. Esse é o problema da influência social, que não é absoluta, mas é fortíssima. Nietzsche chamou essa influência de "o mais forte dos seres, o dragão que brilha imperioso em cada escama, na qual está escrita: tu deves". O argumento dos céus é um que eu nunca vi por aí, mas se trata da dificuldade que eu tenho em entender como a vida seria perfeita nesse lugar. O espiristismo sana esse problema, na minha opinião, porque ele justamente põe no homem a construção do seu ser, como falou o padre. O cristianismo deposita a salvação do homem na ligação que ele procura fazer com Jesus, mas que homem é esse que vai para os céus? Será um homem livre de pecados? Se ele pecar, o céu não será mais perfeito, mas se ele não pecar, então alguma coisa nele mudou, e parece que mudou instantaneamente, como numa lavagem cerebral. Ainda tem um terceiro ponto interessante a se considerar, referente aos anjos. Eu fico pensando, porque eu não sou um anjo?XD Parece existir seres que desde sempre habitam o reino dos céus, mas eu não tive esse privilégio D: É como se eu tivesse numa corrida e meu adversário começasse na chegada xD Não vejo isso como justo. Diz a bíblia que os que tem fome e sede de justiça serão saciados, mas eu não encontro justiça nesse sistema. Acho o espiritismo satisfatório nessa questão também, quando considera que os anjos são espíritos evoluídos. É algo que se torna merecido."

    ResponderExcluir